sábado, 1 de janeiro de 2011

Ouvir e escutar

A arte da escuta divina - meditação é isso. Se você puder aprender a escutar corretamente, aprenderá o segredo mais profundo da meditação. Ouvir é uma coisa. Escutar é totalmente diferente; eles são mundos separados.

Ouvir é um fenômeno físico; você ouve porque tem ouvidos. Escutar é um fenômeno espiritual; você escuta quando tem atenção, quando seu ser interior se une a seus ouvidos.

Escute os sons dos pássaros, o vento passando através das árvores, o rio fluindo, o oceano rugindo, as nuvens, as pessoas, o distante trem passando, os carros na rua - cada som precisa ser usado. E escute sem impor coisa alguma ao que você está escutando - não julgue, pois, no momento em que você julga, o escutar pára.

Uma pessoa realmente atenta permanece sem tirar conclusões, nunca conclui sobre coisa alguma, porque a vida é um processo - nada jamais termina. Somente os tolos podem concluir; o sábio hesitará em tirar conclusões. Assim, escute sem tirar conclusões, simplesmente escute - alerta, silencioso, aberto, receptivo. Simplesmente esteja presente,totalmente com o som que o circunda.

E você ficará surpreso: um dia subitamente o som estará presente, você estará escutando e, ainda assim, haverá silêncio. Esse é o silêncio verdadeiro que acontece através do som.

Fonte: http://www.palavrasdeosho.com/2009/01/ouvir-e-escutar.html